sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BEBÊS: ALIMENTAÇÃO DE 1 A 2 ANOS

Na Mesa com a Família
Ok... agora seu bebê já é dono da própria colher, toma a iniciativa e quer ele próprio levar o alimento à boca. Escolhe os alimentos que gosta e despreza aqueles que não são de seu agrado. E começa a experimentar sempre novos sabores e consistências. Porém mesmo depois do primeiro ano é ainda necessário certos cuidados na escolha dos alimentos, evitando aqueles que apresentem risco de alergias. Agora é chegada a hora do exemplo... ele seguirá os hábitos alimentares de seus pais, e se todos à mesa comem verduras e legumes, por exemplo, ele também o fará.

  
Como Muda a sua AlimentaçãoPassado o primeiro aniversário fica concluída a fase inicial de aprendizado de novos gostos e sabores, e o bebê agora conhece praticamente todos os grupos alimentares. Esta nova fase pode-se chamar de aperfeiçoamento, durante a qual são consolidados os bons e saudáveis hábitos alimentares, sinônimos de bem estar e prevenção.
 
Refeições regulares: é hora de estabelecer horários regulares para as 4 ou 5  refeições diárias, ou seja, café-da-manhã, almoço, lanche e jantar e o leite antes de dormir. Tente evitar que seu filho coma fora do horário, as famosas "boquinhas"... principalmente de doces e merendas. Isso faz com que seu filho tenha menos fome na hora da refeição, podendo também atrapalhar o processo digestivo da refeição anterior. Se seu filho sente fome no período entre as refeições, reveja o cardápio, reequilibrando as refeições principais e acrescentando ao café-da-manhã e lanche-da-tarde alimentos gostosos e divertidos sem esquecer o valor nutritivo, como iogurtes, bolachas e bolos caseiros, sucos de fruta, etc.
 
Subdivida os pratos: ao invés de fazer uma grande "papa", ofereça a seu filho porções separadas de arroz ou macarrão, de verduras ou legumes, de carne ou peixe... Pode acontecer que seu filho comece a recusar obstinadamente certos alimentos... agora ele está criando seu próprio gosto alimentar, e devemos respeitar... Quem de nós não tem verdadeiro pavor de certos alimentos a ponto de torcermos o rosto em sinal de repulsa????
 
Varie sempre os alimentos: a monotonia é inimiga do bom apetite e da boa saúde... Nenhum alimento é "completo" a ponto de satisfazer todas as diversas exigências do organismo. E para facilitar uma boa combinação de alimentos que ofereçam todas as substâncias nutritivas, lembre-se sempre de escolher um item de cada um dos grupos alimentares: verduras, legumes, frutas, cereais, carnes e peixes, laticínios.

Sem comentários:

Enviar um comentário